sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Olhos de turista

É engraçado como poder ver as mesmas coisas todos os dias acaba por tirar um pouco da beleza delas. Lembro de quando trabalhava na Torre do Rio Sul e da janela eu tinha a bela visão do Cristo Redentor, da praia e do Pão de Açúcar.
Nos primeiros dias, eu sempre conseguia alguns minutinhos para ir até a janela e contemplar aquela maravilha toda, mas depois de algumas semanas, simplesmente, perdeu a graça.
Quando um funcionário da empresa que trabalhava em São Paulo precisou ficar conosco durante uma semana foi que lembrei de olhar pela janela. Fui mostrar a nossa vista e vi o quanto ele ficou encantado. Entre elogios, ele disse:
__Que maravilha trabalhar com essa visão! Aposto que vocês sempre conseguem um tempinho para vir aqui contemplar isso tudo!
Eu ri e concordei, mas não era verdade. Tinha me acostumado tanto com aquela beleza que tinha ficado imune ao encanto dela, mas após a visita dele, eu voltei a me encantar. Decidi olhar pela janela como se fosse uma turista: Vendo pela primeira vez e sabendo que teria aquela visão por tempo limitado.
Temos tantas belezas aqui no Rio, mas parece que esquecemos disso quando nos trancamos em casa nos fins de semana.
Temos lá fora:Praias, o Bosque da Barra, o Jardim Botânico, o Pão de Açúcar, o Parque Lage, o Cristo Redentor e tantas outras maravilhas que nem caberiam nesse post.
Vá vê-las, mas não se esqueça de usar seus "olhos de turista".

2 comentários:

  1. Olá Andreia, boa tarde!
    Veja só como são as coisas, acabo de voltar de umas maravilhosas férias e me deparo com esse post sobre "olhar de turista".
    A princípio me interessei pelo título, já que sou turismólogo, rsrsr ao lê-lo encontrei bem mais do que isso, encontrei uma solução para várias outras coisas além da contemplação de belas paisagens.
    Acho que essa visão, "olhar de turista", deva ser adotada por todos em diversas circunstâncias e situações, veja como exemplo, a forma como a maioria dos casais se vêem, com o passar dos tempos, acaba-se o "Olhar de turista" comum ao início de cada relação, o brilho nos olhos, a vontade de estar juntos, se vão com o passar do tempo, nas relações familiares e com os amigos isso também acontece com certa freqüência.
    Posso estar delirando ou viajando com esse comentário, mas acho que você encontrou um termo que poderia ser o título de um bom livro, de uma boa história.
    Enfim, ao menos procurarei levar ao meu dia-a-dia essa filosofia de vida, meu “olhar de turista” será usado pra tudo, para paisagens que merecem contemplação, para amigos, para familiares e para os meus amores, acho que vai funcionar ou ao menos melhorar minhas relações e visão de tudo.
    Parabéns pelo post e pela sacada ao termo, são sempre ótimos.

    Bjo e boa semana, t+, Douglas

    ResponderExcluir
  2. Olá Douglas!Boa tarde! Você não delirou e muito menos viajou no seu comentário. Ao contrário! Seu comentário é ótimo e faz, realmente, muito sentido. Obrigada por sempre passar por aqui e enriquecer meu blog com sua opinião. Beijão!

    ResponderExcluir