segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Livros Usados

Adoro comprar livros usados! Aposto que você está achando que é por causa que eles são mais baratos, certo? É, esse também é um motivo, mas o motivo maior é que a maioria das pessoas deixam algo nos livros que leram. Eu já encontrei várias coisas em um livro velho. Vejam só:

Uma lista de compras na contra capa do livro " Sem cachimbo nem boné" -Fiquei imaginando a cena. O adolescente lendo o livro (é um livro para o público infanto juvenil)e a mãe pedindo para ele/ela comprar várias coisas. Sem ter onde anotar e sem querer largar o livro, a pessoinha usou a contra capa mesmo. Assim poderia levar o livro para o supermercado e continuar lendo enquanto aguardava na fila do pagamento.

Já encontrei em um livro de romance que não me lembro o nome, a seguinte frase: "Li esse livro quando estava no Rio de Janeiro." Eu fiquei tentando imaginar quem seria a pessoa e da onde seria já que com certeza não era do Rio. Imaginei que deveria ter passado férias por aqui e aproveitou para comprar e ler aquele mesmo livro.

Marcadores de página dentro,papéis de balas com dizeres romanticos - Esses eu já perdi a conta de quantas vezes encontrei dentro de livros velhos.

Uma vez eu não comprei, mas folheei um em uma feira de livros usados em que o livro tinha sido presente de um tio para uma sobrinha. Tinha uma dedicatória enorme dele para ela com dizeres bonitos. Fiquei me perguntando o que levava alguém a se desfazer de um presente assim. Achei uma tremenda falta de educação da pessoa que tinha optado por vender ou doar o livro. Não era um livro comum. Tinha sido um presente. Acho que foi por isso que eu não comprei aquele livro.

Teve um livro que eu comprei uma vez que tinha um diálogo triste de duas pessoas. Eu não me recordo o motivo, mas o homem do livro reclamava da vida de um modo poético, mas sem deixar de ser uma reclamação. O que me chamou a atenção na época foi que as frases mais tristes estavam destacadas com tinta amarela. Lembro que fiquei com pena da pessoa que tinha destacado aquelas frases. Pensei que ele/ela tivesse feito isso por pensar do mesmo modo que o rapaz do livro. Não me ocorreu que o motivo poderia ter sido simplesmente para se fazer algum trabalho de escola em que precisasse das tais frases grifadas. Não sei e nem nunca vou saber qual foi o real motivo.

Então, como você pode ver, livro usado tem mais história do que a história que o livro conta. Esse é o meu motivo maior para comprá-los. Se bem que a diferença gritante nos preços ajuda muito. Aliás foi por causa de algo que vi hoje que resolvi escrever isso tudo:
Um livro da Nora Roberts em uma livraria: R$ 59,00
O mesmo livro (usado) em uma barraca: R$ 20,00.

É ou não é uma grande diferença?

Aproveito para dar uma dica importante para quem for comprar livros usados: Confira se não tem nenhuma página faltando. Já tive a infelicidade de comprar um livro e estarem faltando exatamente três páginas.

Por hoje é só,

Abraços!

4 comentários:

  1. Boa tarde, Andreia! Muito boas estas dicas, ótima estratégia para vender livros usados, nenhum expert em marketing teria tanta criatividade para agregar valores aos livros usados. rsrsr
    Parabéns pelos seus posts e textos, me parecem muito francos e são muito bem escritos.
    Grande abraço e sucesso em sua carreira e vida,
    Douglas

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Douglas! Fiquei muito feliz por você ter lido. É muito ruim escrever e não ter a certeza se alguém vai ler. Você leu, deixou um comentário e ainda elogiou no twitter. Só tenho a agradecer. Um grande abraço e sucesso em sua carreira e vida também!

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado! Uma ótima dica esta de conferir se tem todas as páginas. Adorei o blog!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou Stella! Muito obrigada pelo comentário! Beijos!

    ResponderExcluir